Morando em Portugal descobri que o café é uma paixão nacional, e é coisa séria para os portugueses que entendem e muito do assunto! E tem muitas formas de apreciar e é muito mais saboroso do que o servido no Brasil, os portugueses têm diferentes formas de pedir um café, existem vários nomes dependendo do que se serve e de como se serve.
Quantidade: curto, normal, quase cheio, cheio, banheira.
Chávena (xícara): chávena fria, chávena escaldada, abatanado, americano.
Tipos: carioca, sem princípio, escorrido, descafeinado, garoto, meia de leite, bica, cimbalino.
Alguns pedem a chávena escaldada (muito quente) e há quem prefira pedir com a chávena fria. Se não escolher uma dessas opções, será servida uma chávena à temperatura normal, cada um tem o seu ritual do café.
COMO PEDIR UM CAFÉ EM PORTUGAL?
Bica (no sul) e Café ou Cimbalino (no norte): Uma bica, se faz favor! - a bica é o mais parecido a um espresso italiano. Uma pequena chávena de café negro forte, o verdadeiro shot de cafeína. Reza a lenda que o nome surgiu do café “A Brasileira” (logo no seu início), ao ver que as pessoas não gostavam tanto da tal bebida amarga, decidiram colocar na rua uma tabuleta onde tinha escrito: “Beba Isto Com Açúcar”.
COMO PEDIR UM CAFÉ EM PORTUGAL?
Bica (no sul) e Café ou Cimbalino (no norte): Uma bica, se faz favor! - a bica é o mais parecido a um espresso italiano. Uma pequena chávena de café negro forte, o verdadeiro shot de cafeína. Reza a lenda que o nome surgiu do café “A Brasileira” (logo no seu início), ao ver que as pessoas não gostavam tanto da tal bebida amarga, decidiram colocar na rua uma tabuleta onde tinha escrito: “Beba Isto Com Açúcar”.
“A Brasileira” é um ponto obrigatório de parada na maioria dos itinerários turísticos de Lisboa e um ponto com uma relevância da História do século XX português, inaugurado em 1905. Endereço: Rua Garrett, nº 120-122 Horário: das 08:00 às 02:00
Outro Café com história é o Café Majestic no Porto:
Aberto desde 1921. Possui um mobiliário ricamente decorado com mesas de madeira e mármore, espelhos, e até um piano de cauda. Situado numa rua comercial e turística do Porto, um lugar que merece uma visita. Endereço: Rua Santa Catarina, 112.
Galão: é um café com leite que geralmente se toma antes do meio-dia. É habitualmente servido num copo de vidro comum e o acompanhamento típico é uma torrada com manteiga (ou para quem visitar Belém, um pastel de Belém) ou alguma iguaria da pastelaria nacional.
Meia-de-Leite: Em termos de conteúdo, é igual a um galão. A diferença é que ele é servido numa chávena grande e a mistura poderá sair um pouco mais equilibrada nas quantidades do que no galão.
Café cheio/curto: Um café cheio trata-se de uma bica com um pouco mais de café, enchendo um pouco mais a chávena. Um curto é um café ainda mais forte que a bica, um verdadeiro shot de cafeína!
Pingado: é uma bica com um pouco de leite frio.
Carioca: é um “segundo café”: ao colocar-se o grão na máquina, tira-se um café mas não se enche a chávena. Só depois é que se tira outro café, com os mesmos grãos, mas desta vez vai sair mais fraco, pois foi tirado um antes, e aí sim, serve-se na chávena.
Carioca de limão: Este aqui nem café tem, pois é, o carioca de limão é apenas água fervida com uma casca de limão, em jeito de chá. Pode pedir-se também curto ou em chávena grande.
Descafeinado: é o café sem cafeína como o nome já diz.
Café com cheirinho: O “cheirinho” significa um toque de “bagaço” (aguardente, parecida à grappa italiana) e pode ser tomado como digestivo.
Duplo: São dois cafés numa chávena maior que a da bica.
Abatanado: O abatanado é o café controverso: há quem diga que “são duas bicas mais um bocadinho de água“, ao que alguém responderá que isso é “um verdadeiro disparate, um abatanado é uma bica com um pouco de água“. Há quem diga que é exatamente a mesma coisa que um duplo, outros dizem que é outra palavra para uma meia-de-leite, ou até quem defende que é um café com o dobro da água de um espresso, para que fique pouco concentrado.
Na Madeira, a meia de leite é chamada "Chinesa"
ResponderEliminarQue interessante! Obrigada pelo comentário. :)
EliminarMuito boa a reportagem, para mim que só morei no Brasil, ajuda e muito a saber como pedir um café em Portugal e como é importante o café para os portugueses.
ResponderEliminarObrigada.
Parabéns, Ione. Anualmente, vou a Portugal e suas informações foram mesmo bem detalhadas e esclarecedoras. O ponto-chave é que, no Brasil, costuma-se afogar o café num mar de água, ao passo que, em Portugal, o pó é muito mais valorizado pela preferência pelo uso de pouca água.
ResponderEliminarParabéns,adorei a postagem, eu moro em Portugal tem pouco tempo, e aos poucos vou aprendendo :) seguindo aqui !!
ResponderEliminarObrigada por acompanhar o blog Sâmera! :)
EliminarFaltou referir a ... italiana. Será um café muito curto.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
EliminarÉ exactamente isso. Um café curto em chávena/xícara pequena.
Eliminaralguem sabe dizer o preço do copo de cafe em portugal??
ResponderEliminarEm Portugal, tradicionalmente, não se bebe café em copos, mas, sim, em chávenas/xícaras, e o preço é variável consoante o estabelecimento, a partir de 60 cêntimos de euro (cerca de R$ 1,80).
EliminarO abatanado pode defnir-se da seguinte forma:
ResponderEliminar«café servido em chávena de meia-de-leite, com a mesma quantidade de pó e maior quantidade de água relativamente àquele que é servido em chávena própria.
(Provavelmente do espanhol abatanado, "apisoado, batido")»
O Galão, embora se defina geralmente como "café com leite" o mais correcto seria dizer-se "leite com café", pois é um copo de leite ao qual se adiciona café, ao contrário do garoto ou pingo que é um café ao qual se adiciona leite.
ResponderEliminarA palavra "bica" está atualmente a cair em desuso em Lisboa. Já ninguém pede uma bica, mas sim um 'café'.
ResponderEliminarAs restantes definições estão bem.
Obrigada Filomena! :)
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar